Pular para o conteúdo

BBB 23, o reality de milhões

Sabe-se que os realities shows brasileiros se transformaram em máquinas de fazer dinheiro, um prato cheio para anunciantes e patrocinadores. Taxados antes como um tipo de entretenimento rasteiro, os realities atualmente passaram a ser um dos serviços de comunicação mais rentáveis do Brasil, tanto no meio streaming quanto na TV aberta.

O modelo conta com a participação direta do público, que julga a trajetória de cada participante. Dentro desta esfera, o reality vem se tornando um dos principais ativos das emissoras de TV, que lucram com a venda de espaços dentro da programação. Rodrigo Carelli, diretor de núcleo do Grupo Record de Televisão e idealizador de um dos principais realities do Brasil, costuma dizer que a TV atualmente precisa focar em três ações para suportar o concorrente mercado da comunicação: realities shows, novelas e futebol. Esta é a tríade que, segundo Carelli, uma emissora precisa focar para alcançar o sucesso.

Atualmente, sendo mais uma prova do poder aquisitivo que os realities proporcionam, o ‘Big Brother Brasil 23’, reality da Rede Globo que tem como diretor José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, expandiu suas cotas tendo mais de quinze patrocinadores (número superior ao ano anterior). Otimista, a emissora carioca pretende alcançar um bilhão de reais antes mesmo da estreia do programa.

As cotas do BBB são: COTA BIG, COTA CAMAROTE e COTA BROTHER. A ‘Cota Big’ e a ‘Camarote’, por exemplo, são as maiores, na Cota Big o investimento gira em torno de 105 milhões de reais, enquanto no Camarote o investimento gira em torno de 80 milhões de reais. Ambas são cotas fixas e tem poucas diferenças, comportando praticamente todas as atividades do programa. No caso da ‘Cota Brother’, que é uma novidade, o investimento é menor que as anteriores, gira em torno de 15 milhões de reais. Porém, nesta o cotista tem direito somente a três ações comerciais, uma na prova ‘Bate e Volta’ e outra na festa. A emissora ainda pensa em negociar outros espaços como ‘almoço do anjo’ e ‘mercado’, atividades bem presentes na transmissão 24h.

Vale lembrar que “anunciantes” são diferentes de “patrocinadores”. Normalmente alguns anunciantes tem contratos de apresentação esporádicas. Já os patrocinadores são parceiros fixos presentes em quase todas as ações do programa.

Não temos acesso a todas as empresas parceiras do BBB 23, porém alguns nomes foram vazados pela imprensa, que são:  Pague Menos, Hypera Pharma, McDonald’s, Above, Quinto Andar, Ademicon, Carrefour, entre outras. A produção pretendia vender apenas cinco ‘Espaços Brother’, porém o sucesso das cotas menores é tão grande que provavelmente pode se expandir.

Uma outra surpresa será na cota automobilística, a edição 2023 não contará com a FIAT, parceira histórica do programa desde a primeira edição, a cota foi comprada pela Chevrolet que pela primeira vez aparecerá no BBB.

Também teremos, além de marcas estreantes como a farmácia ‘Pague Menos’, a primeira rede de farmácias a entrar para o rol de patrocinadores do Big Brother Brasil, a volta do Carrefour. O Carrefour foi a empresa que inaugurou a área do mercado do BBB em 2011 e voltará a ser um dos patrocinadores da atração.

Bom, com tanto investimento o BBB 23 tem tudo para brilhar no ano de 2023. Que o Boninho nos apresente um ótimo elenco e que nos entregue bastante divertimento, pois, em suma, o ‘sofá’ merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *