Pular para o conteúdo

“Woman in Chains” (Mulher Acorrentada) – Tears for Fears e o Feminismo

Você sabia que a música Woman in Chains, da banda Tears for Fears’, foi inspirada na mãe do vocalista Rolland Orzabal? Sua mãe, que era prostituta, foi abusada por diversos homens e pelo próprio pai de Rolland. A expressão “Woman in Chains” (Mulher Acorrentada) repetida várias vezes ao longo da canção simboliza a batalha silenciosa que sua mãe enfrentava.

Outra referência na letra remete a um mundo “enlouquecido”, no qual mulheres são “acorrentadas” por não reconhecerem a suposta “grandeza masculina”. Apesar de Roland ter declarado que a canção não foi composta por causa do feminismo, mas sim para refletir sobre as experiências vividas com sua mãe, a verdade é que, mesmo em 1983, o Tears For Fears se destacou como uma das primeiras bandas a abordar este tema de maneira aberta, estando à frente do seu tempo.

Portanto, a excelência da música dos anos 80 e a profundidade das letras são indiscutíveis. “Woman in Chains” foi produzida por diversos produtores e nunca obteve o aval da banda, até que eles próprios decidiram produzir a canção. Vale lembrar que Phil Collins gravou a bateria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *