O professor sul-coreano Cho Jae-weon, da Ulsan National Institute of Science and Technology (UNIST), desenvolveu um banheiro revolucionário chamado BeeVi, que transforma fezes em energia e recompensa os usuários com uma moeda digital. Essa inovação, que combina os conceitos de “bee” (abelha) e “vision” (visão), utiliza um sistema de bomba a vácuo para enviar os resíduos a um tanque subterrâneo, onde microorganismos degradam o material e produzem gás metano, que pode ser convertido em eletricidade.
Em média, uma pessoa produz cerca de 500 gramas de resíduos por dia, o que pode gerar aproximadamente 50 litros de gás metano, suficientes para produzir 0,5 kWh de eletricidade — o que é equivalente a conduzir um carro por cerca de 1,2 km. O que resta do processo é transformado em fertilizante, contribuindo para um ciclo ecológico sustentável
Além da produção de energia, o sistema também introduziu uma moeda virtual chamada “ggool”, que significa “mel” em coreano. Cada uso do banheiro gera até 10 ggool por dia, que podem ser trocados por produtos no campus, como café e lanches, incentivando os estudantes a participar ativamente do projeto.
O professor Cho afirma que essa abordagem transforma algo que muitas pessoas consideram apenas lixo em um recurso valioso para a geração de energia e fertilizantes, promovendo um modelo sustentável e inovador para o gerenciamento de resíduos.
FONTES
MAGLOFF, Lisa. Toilet turns human waste into energy – and money. Springwise, 8 dez. 2021. Disponível em: springwise.com. Acesso em: 3 out. 2024.
SAKHARKAR, Ashwini. South Korean eco-friendly toilet turns poop into green energy. Inceptive Mind, 12 jul. 2021. Disponível em: inceptivemind.com. Acesso em: 3 out. 2024.
UNIST. Eco-friendly toilet: converting feces into green energy. Designboom, 2024. Disponível em: designboom.com. Acesso em: 3 out. 2024.