Acredite se quiser, Deolane Bezerra e Pablo Marçal têm mais em comum do que muitos imaginam, especialmente para quem não os acompanha de perto. Ambos possuem uma forte influência política devido aos milhões de seguidores que atraem, e isso não deve ser subestimado. Não seria surpresa se Deolane, após sair da prisão – algo que, no Brasil, tende a não demorar – voltasse ainda mais popular. Quem sabe, em alguns anos, ela possa até se candidatar a um cargo público? Afinal, as redes sociais têm sido decisivas nas eleições, mesmo que muitos partidos ainda não tenham percebido completamente esse fenômeno. Não parece improvável que, em breve, a política brasileira esteja recheada de influenciadores digitais.
Deolane pode até ser a figura ousada e destemida que a esquerda está buscando. Em certo sentido, ela poderia ser vista como uma versão feminina de Pablo Marçal. Aqui, não estamos falando de alinhamento ideológico, mas sim do alcance que ambos possuem nas redes sociais. E Deolane pode ter uma vantagem extra: ela foi presa, e o Brasil tem uma tendência de transformar figuras presas em mártires. Não seria estranho ver um documentário chamado “As Irmãs Bezerra” no futuro.
Sem dúvida, estamos entrando em uma era onde os influenciadores digitais vão dominar o mundo, e resistir a isso é o mesmo que negar o inevitável. Minha aposta? Deolane Bezerra vai entrar para a política em breve, talvez como a nova representante do Partido dos Trabalhadores. E não apenas pelo dinheiro, mas também pela busca de mais proteção. Agora, pense em um debate entre ela e Pablo Marçal! Seria o auge do entretenimento político (risos). Então, anote essa previsão e vamos celebrar a democracia.